Que alegria ter vocês por aqui!

Me chamo Ana Paula Palheta, professora do Instituto Federal do Pará (IFPA) e estou entusiasmada para construirmos juntos a disciplina de Políticas Públicas em Educação Profissional e Tecnológica neste semestre.

No período de De 29/09 a 22/12/2025 faremos nossa jornada no debate sobre Políticas Públicas em EPT, sendo nosso objetivo principal  compreender o que fundamenta tais políticas, tratando desde o papel do estado, das Instituições de Ensino e, até mesmo, sociedade civil. Vocês terão a oportunidade de delinear o contexto histórico de como essas políticas surgiram e evoluíram, pois isso é crucial para entendermos as políticas da EPT no Brasil, analisando suas transformações e contradições ao longo do tempo.

Logo abaixo, vocês verão o plano de ensino detalhado.

Aproveitem MUITO a disciplina! Atuar na EPT é uma missão que exige que a gente conheça de perto todas as suas particularidades, desafios e a visão sobre a formação humana integral de cada estudante.

Conto com a participação e energia de todos para fazermos desse semestre um sucesso!

EMENTA DA DISCIPLINA (conforme regulamento do Programa de Pós-graduação)

1. Definições de espaços não-formais, formais e informais de educação. 2. Histórico dos espaços não-formais de educação no Brasil e comparativo metodológico com seus equivalentes em outros países. 3. O espaço da educação não-formal e os processos de desenvolvimento e aprendizagem. 4. Educação não-formal e a participação da sociedade civil nos processos educativos. 5. O ambiente de trabalho como um espaço não-formal de educação.

Bibliografia de Referência:

Bibliografia:
CARVALHO, C. Quando a escola vai ao museu. Campinas, SP: Editora Papirus, 2020.
FRANCO, Jussara Botelho; MOLON, Susana Inês Espaço educativo não formal: ensinando e aprendendo em uma perspectiva socioambiental e de classe. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v.17, p.42-51, jul./dez. 2006.
GODINHO, Ana Cláudia Ferreira. O formal e o não formal na trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos na perspectiva da educação popular. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30, 2007, Caxambu. Anais Caxambu: ANPEd, 2007.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, jan./mar. 2006.
KUENZER, Acácia Z. Ensino de 2º Grau: O Trabalho como Princípio Educativo. São Paulo: Cortez, 2021.
KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da Fábrica: As relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Ed. Cortez. 8. ed., 2021.
MARANDINO. M. A educação em museus e os materiais educativos. São Paulo: FEUSP, 2016.
MASSARANI, L. (org.). Terra incógnita: a interface entre a ciência e o público. Rio de Janeiro: Editora Vieira e Lent, 2022.
SÁ, Magali Romero; Domingues, Heloísa Maria Bertol. Museu Nacional e o ensino de ciências naturais no Brasil no séc XIX. Revista da SBHC, v.15, p. 79-88, 1996.

Acessibilidade

Cor de fonte

Tipo de fonte

Font Kerning

Tamanho da fonte

1

Visibilidade da Imagem

Espaçamento entre letras

0

Altura da Linha

1.2

Destaque do link

Cor do texto