Gestão e organização do trabalho escolar
Ementa
Primeira parte: bases sócio-filosóficas da gestão do ensino
Unidade I - O que significa ensinar? Fundamentos teóricos da gestão escolar
1.1. A prática docente: rigor metódico, pesquisa e respeito ao saber dos educandos;
1.2. O que não significa ensinar: possibilidades de superação da educação bancária;
1.3. Os fins da educação: criticidade, autonomia e democracia.
Unidade II - Que finalidade deve ter o sistema educativo? Reflexões sobre os processos de aprendizagem
1.1. Função social do ensino: concepções de ensino-aprendizagem;
1.2. Os objetivos educacionais e o papel dos conteúdos de aprendizagem como instrumentos de explicitação das ações educativas;
1.3. A atenção à diversidade: concepções sobre como se produzem os processos de aprendizagem;
1.4. Tipologia dos conteúdos: a aprendizagem de conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais.
Segunda parte: gestão e organização do ambiente escolar
Unidade III - O que é um Projeto Político-Pedagógico? Primeiras reflexões prático-teóricas sobre a organização do trabalho escolar
1.1. Sentidos e finalidades: debates teórico-metodológicos sobre o PPP;
1.2. Estratégias de construção de um PPP democrático e participativo;
1.3. As diferentes etapas de elaboração do PPP;
1.4. Concretização do PPP e avaliação institucional.
Unidade IV - O que faz a equipe diretiva de uma escola? Sentidos e responsabilidades no processo de democratização do ambiente escolar
1.1. Democracia versus autoritarismo: o papel da equipe diretiva;
1.2. O papel específico da direção na construção da mudança;
1.3. A questão da resistência à mudança: autocrítica e crítica à resistência.
1.4. O papel e as responsabilidades da orientação pedagógica.
Unidade V - O que faz um coordenador pedagógico?
1.1. Sensibilidade e confiança: a dimensão atitudinal do trabalho do coordenador;
1.2. Categorias de intervenção e categorias de sustentação: a dimensão procedimental do trabalho do coordenador;
1.3. Construção-desconstrução e saberes disciplinares: a dimensão conceitual do trabalho do coordenador.
1.4. Condições objetivas para a ação coordenadora.
Terceira parte: gestão e organização da sala de aula
Unidade VI - O projeto de ensino e a aula expositiva: debates conceituais e possibilidades de trabalho
1.1. O projeto de ensino-aprendizagem como instrumento de gestão do trabalho em sala de aula;
1.2. As limitações e possibilidades da aula expositiva;
1.3. Formas de trabalho em sala de aula: trabalho por projeto e exposição dialogada.
Unidade VII - (In)disciplina, avaliações e outros desafios à gestão da sala de aula
1.1. Disciplina e indisciplina: estratégias de ação;
1.2. Participação do aluno: em busca da autonomia;
1.3. O tabu sobre o debate do sistema avaliativo;
1.4. Construção de uma nova práxis avaliativa.
Quarta parte: desafios contemporâneos à gestão escolar
Unidade VIII - Neoliberalismo e educação: a escola sob o dogma do mercado
1.1. Neoliberalismo e fim da história;
1.2. A grande onda do Estado mínimo e a educação como mercadoria;
1.3. A ideologia da profissionalização e a mercadização da escola;
1.4. A colonização mercadológica da educação e a precarização do trabalho dos professores;
1.5. A gestão escolar em tempos de reformas neoliberais: estratégias de resistência.
Objetivo Geral:
Refletir sobre as competências profissionais que orientam a organização do trabalho pedagógico, buscando conscientizar os discentes sobre a importância dos valores democráticos para a gestão do processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar e na sociedade contemporânea como um todo.
Objetivos Específicos:
Debater conceitos e princípios fundamentais que norteiam o ensino e a gestão escolar;
Conhecer as disputas em torno dos sentidos sociológicos da escola e da educação;
Debater a importância do Projeto Político-Pedagógico e conhecer as estratégias de construção de um ambiente escolar democrático e participativo;
Compreender as funções e responsabilidades da direção, orientação e coordenação pedagógicas;
Discutir formas de organização da sala de aula, debatendo novas e velhas estratégias de gestão do ensino;
Compreender a complexidade de temas como disciplina, indisciplina, avaliações e sistemas avaliativos;
Debater os principais desafios sociopolíticos ao trabalho de professores e gestores da educação no Brasil e mundo contemporâneo.
- Professor: Marcelo Durão Rodrigues da Cunha