Gestão e organização do trabalho escolar

Ementa

Primeira parte: bases sócio-filosóficas da gestão do ensino 

Unidade I - O que significa ensinar? Fundamentos teóricos da gestão escolar 

1.1. A prática docente: rigor metódico, pesquisa e respeito ao saber dos educandos;

1.2. O que não significa ensinar: possibilidades de superação da educação bancária;  

1.3. Os fins da educação: criticidade, autonomia e democracia.

 

Unidade II - Que finalidade deve ter o sistema educativo? Reflexões sobre os processos de aprendizagem 

1.1. Função social do ensino: concepções de ensino-aprendizagem;

1.2. Os objetivos educacionais e o papel dos conteúdos de aprendizagem como instrumentos de explicitação das ações educativas;

1.3. A atenção à diversidade: concepções sobre como se produzem os processos de aprendizagem;

1.4. Tipologia dos conteúdos: a aprendizagem de conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais. 

 

Segunda parte: gestão e organização do ambiente escolar 

 

Unidade III - O que é um Projeto Político-Pedagógico? Primeiras reflexões prático-teóricas sobre a organização do trabalho escolar  

1.1. Sentidos e finalidades: debates teórico-metodológicos sobre o PPP;

1.2. Estratégias de construção de um PPP democrático e participativo; 

1.3. As diferentes etapas de elaboração do PPP;

1.4. Concretização do PPP e avaliação institucional. 

 

Unidade IV - O que faz a equipe diretiva de uma escola? Sentidos e responsabilidades no processo de democratização do ambiente escolar  

1.1. Democracia versus autoritarismo: o papel da equipe diretiva; 

1.2. O papel específico da direção na construção da mudança; 

1.3. A questão da resistência à mudança: autocrítica e crítica à resistência.      

1.4. O papel e as responsabilidades da orientação pedagógica.   

 

Unidade V - O que faz um coordenador pedagógico? 

1.1. Sensibilidade e confiança: a dimensão atitudinal do trabalho do coordenador;

1.2. Categorias de intervenção e categorias de sustentação: a dimensão procedimental do trabalho do coordenador; 

1.3.  Construção-desconstrução e saberes disciplinares: a dimensão conceitual do trabalho do coordenador. 

1.4. Condições objetivas para a ação coordenadora. 

 

Terceira parte: gestão e organização da sala de aula

   

Unidade VI - O projeto de ensino e a aula expositiva: debates conceituais e possibilidades de trabalho 

1.1. O projeto de ensino-aprendizagem como instrumento de gestão do trabalho em sala de aula;

1.2.  As limitações e possibilidades da aula expositiva; 

1.3.  Formas de trabalho em sala de aula: trabalho por projeto e exposição dialogada. 

 

Unidade VII - (In)disciplina, avaliações e outros desafios à gestão da sala de aula 

1.1. Disciplina e indisciplina: estratégias de ação; 

1.2. Participação do aluno: em busca da autonomia;

1.3. O tabu sobre o debate do sistema avaliativo; 

1.4. Construção de uma nova práxis avaliativa.

 

Quarta parte: desafios contemporâneos à gestão escolar 

 

Unidade VIII - Neoliberalismo e educação: a escola sob o dogma do mercado

1.1. Neoliberalismo e fim da história;

1.2. A grande onda do Estado mínimo e a educação como mercadoria;

1.3. A ideologia da profissionalização e a mercadização da escola;

1.4. A colonização mercadológica da educação e a precarização do trabalho dos professores;

1.5. A gestão escolar em tempos de reformas neoliberais: estratégias de resistência. 

 

Objetivo Geral:

Refletir sobre as competências profissionais que orientam a organização do trabalho pedagógico, buscando conscientizar os discentes sobre a importância dos valores democráticos para a gestão do processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar e na sociedade contemporânea como um todo.

Objetivos Específicos:

Debater conceitos e princípios fundamentais que norteiam o ensino e a gestão escolar;
Conhecer as disputas em torno dos sentidos sociológicos da escola e da educação;
Debater a importância do Projeto Político-Pedagógico e conhecer as estratégias de construção de um ambiente escolar democrático e participativo;
Compreender as funções e responsabilidades da direção, orientação e coordenação pedagógicas;
Discutir formas de organização da sala de aula, debatendo novas e velhas estratégias de gestão do ensino;
Compreender a complexidade de temas como disciplina, indisciplina, avaliações e sistemas avaliativos;
Debater os principais desafios sociopolíticos ao trabalho de professores e gestores da educação no Brasil e mundo contemporâneo.