Prezados,

É uma grande satisfação iniciar com vocês a disciplina de Tópicos Especiais de Química. Preparamos um formato de curso que está baseado na SUA AÇÃO DIRETA no processo formativo. A dinâmica atual do processo ensino-aprendizagem, nas suas múltiplas faces, requer de cada um nós a capacidade de sermos ATIVOS no processo de aprender, e mais na vida como um todo.

As situações propostas nas aulas serão o ponto de partida para nossas discussões sobre como lidar com Ensino de Ciências/Química. Conceitos, metodologias e ferramentas que já estão sendo aplicados há vários anos em outras áreas e em outros ambientes, esquecidas ou não aplicadas no ensino formal, mas que precisaremos inseri-las em nossa prática como agentes ativos do processo de ensinar/aprender.

Neste contexto quero lhes apresentar a disciplina.

Gênesis. Esta disciplina foi idealizada por mim e pelo prof. Fabielle Castelan Marques com intuito de instigar os Pós-graduandos sobre a História da Ciência/Química. Relacionar os aspectos filosóficos, históricos e sociais ao desenvolvimento da Química; Demonstrar que a Química faz parte de um contexto; Conceber a Química como Ciência em construção e que cada individuo é agente ativo desse processo.

Objetivo Geral: Reconhecer aspectos químicos relevantes na interpretação individual e coletiva do ser humano com o ambiente como parte de um contexto histórico; Relacionar as descobertas e contribuições da Química no contexto História da humanidade; Situar os principais referenciais para melhor concepção da História da Química como parte da História da Ciência.

Específicos: Investigar conhecimentos sobre a História da Ciência, os aspectos filosóficos, históricos e sociais relacionados ao desenvolvimento da Química; Demonstrar que a Química faz parte de um contexto e não apenas como pedaços isolados utilizáveis na construção do conhecimento; Elaborar a concepção da Química como Ciência em construção em que cada indivíduo é agente ativo.

Ementa. Evolução dos conceitos de química. Ensino de História da Química.

Nesta primeira conversa vamos organizar as atividades da disciplina: Teremos quatro aulas via AVA-MOODLE, e uma aula síncrona, conforme consta no horário acadêmico do curso (sua participação ativa aumentará e muito a probabilidade de sucesso); Serão disponibilizados via AVA-MOODLE as Memórias de Aula com sugestões de Textos para leitura, Propostas de trabalho e Atividades Dirigidas.

As memórias de aula terão como base uma situação problema e ou estudo de caso e estes são um start para nossas discussões. Exigirá de cada um de nós a busca por conceitos e argumentos relacionados a cada situação apresentada. A proposta é fazer o aprofundamento dos recursos necessários que envolvem situações vivenciais da docência, permitindo que você reflita na nos processos envolvidos com ensino de ciências, em especial, na necessidade que temos de fazer um fazer diferente, vibrar em outra frequência.

Lembrei-me agora de uma canção que traz uma boa reflexão sobre esse assunto, e te convido a escuta-la. Medite no Por quê? Para que? Para quem? Como? Tem sido feito o Ensino de Química no Brasil e os resultados alcançados até o momento.

Outras frequência_Engenheiros do Hawaii (Humberto Gessinger) https://www.youtube.com/watch?v=viCAyZ0gdnY

Meu desejo e que aproveitem o máximo possível, o Brasil precisa de bons cidadãos, de bons profissionais, de bons cientistas e, sobretudo de bons professores.