Esta disciplina tem por objetivo geral realizar uma leitura crítica dos CIStemas e instituições artísticas que, ao longo da História da Arte, “generificaram” os processos e espaços de formação artísticas, impedindo ou inviabilizando o acesso de mulheres (assim como de negros e de pessoas LGBT). Numa perspectiva político-filosófica, a proposta é compreender o funcionamento de tais dispositivos de generificação, bem como pensar em alternativas subversivas de implosão dos espaços institucionais de validação artística, mas também a inclusão de artistas mulheres (e de grupos secularmente subalternizados) nesses espaços.

  • Módulo Introdutório – Interculturalidade e Educação Pluriepistêmica: Encontros de saberes e experiências inspiradoras.
  • Módulo 1 – Saberes e Modos de Fazer: Patrimônio imaterial e a sabedoria ancestral - A experiência das paneleiras de Goiabeiras e a produção do conhecimento embarrado.
  • Módulo 2 – Saberes ancestrais e narrativas outras - “É nossa cultura, é de todo mundo: conhecimento do povo Tupinikim na escola monoepistêmica”.
  • Módulo 3 – Saberes ancestrais e narrativas outras - Cultura afro-brasileira/ e as Saias de Axé.
  • Módulo 4 – Pedagogias de Axé: Experiências vivas das religiões de matriz africana e a educação nas casas de santo.

As atividades ocorrerão de forma remota, com encontros síncronos às quartas-feiras, das 19h às 20h30, e apoio contínuo pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).